Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Sweet Stuff

Neste blog fala-se sobre livros, escrita criativa, ballet para adultos e muito mais.

Regina Spektor ou o que é ser poeta afinal?

Lembro-me de, uma vez, um professor da faculdade perguntar à nossa turma quantos de nós comprávamos livros de poesia. Se me recordo com exactidão, só um ou dois gatos pingados é que colocaram a mão no ar. Com um ar muito resoluto o professor concluiu que a poesia estava a morrer e que a prosa era definitivamente o género literário mais popular entre os jovens. Será que é mesmo assim?

 

Ora vejamos, qual é o adolescente de hoje em dia que não ouve música? Poucos certo? Eu, pelo menos, estou sempre a encontrar miudos no autocarro de auscultadores nos ouvidos. Na minha opinião, existem vários músicos hoje em dia que são autênticos poetas. As suas letras estão repletas de sentimento e movem multidões. É claro que há quem seja mais purista quanto às definições, mas para mim estes dois hemisférios (poesia no papel e poesia cantada) tocam-se.

 

Exemplos? Os Trovante e a belíssima versão de Ser Poeta da Florbela Espanca. Eu admito que já nem consigo ler aquilo sem ser com o ritmo dos Trovante. Ah e tal, mas não foram eles que escreveram. Ok, então e Leonard Cohen? Brilhante tanto como compositor, como enquanto cantor.

 

O meu exemplo mais recente é Regina Spektor (sim sou uma mega fã assumida). Tenho ouvido o último álbum da Regina em loop,nos últimos tempos e, de facto, considero as letras de Remember Us to Life como poemas tão belos como outros de autores imortalizados em papel.

 

A verdade é que, a definição do que é poesia tem-se alterado muito rapidamente nos últimos anos. Bob Dylan foi Prémio Nobel da Literatura em 2016 e os livros de Rupi Kaur figuram nos tops de venda em todo o mundo. Se ainda gosto de ler poesia? Claro que sim. Mas, esta forma de reconsiderar compositores e músicos como "tão poetas" como os "poetas tradicionais" não me parece algo assim tão descabido.

 

De certa forma, Regina Spektor, e outros artistas, são pessoas que têm o potencial de se tornarem numa espécie de "profetas" para os jovens e adultos de hoje. Porquê? Pois são eles que conseguem encapsular num simples verso de uma canção tudo aquilo que nós temos cá dentro e não sabemos como expressar.

E que dom é este, senão o de um poeta?

SOBRE MIM

Sonhadora a tempo inteiro & blogger em part-time. Adora livros, antiguidades e flores na cabeça. Escreve textos pseudo-românticos quando está para aí virada. É fã de dançar ballet na cozinha e cantar no chuveiro. O seu pé direito insiste em ser torto e não há como o emendar. Nunca diz que não a uma chávena de chá.
(+ sobre mim)

INSPIRAÇÃO

Read the Printed Word!

2018 Reading Challenge

2018 Reading Challenge
Lizzie has read 1 book toward her goal of 10 books.
hide

PARCERIAS

WOOK - www.wook.pt

SPREAD THE LOVE!

SweetStuff

DIREITOS DE AUTOR

Copyrighted.com Registered & Protected 
QN4I-DSYS-H5TY-JBME