3 Filmes para quem gosta de escrever
Toda a gente sabe que os escritores não são pessoas normais. São complicados, demasiado emotivos ou pouco afáveis, consideravelmente observadores e bisbilhoteiros quanto baste. Se, tal como eu, gostam de escrever, então acho que vão adorar as recomendações de filmes que tenho para vocês.
O primeiro filme que recomendo foi, na verdade, o que inspirou a ideia por detrás deste post e é o To Walk Invisible. Neste filme acompanhamos a vida das irmãs Brontë: Anne, Emily e Charlotte e do irmão delas, Branwell. Ficamos a conhecer o árduo processo por detrás da publicação, o carácter peculiar de cada membro da família e a forma como estas irmãs se apoiaram mutuamente para conseguirem chegar ao sucesso. Aconselho tanto a quem já leu os romances das irmãs como a quem nunca chegou a experimentar. A caracterização das roupas e paisagens da época é maravilhosa.
Passando ao mais recente desta lista, Editor de Génios (ou Genius no original) é um filme de 2016 que conta a história do editor Marx Perkins que descobriu autores como F. Scott Fitzgerald e Ernest Hemingway. No entanto, a vida de Perkins altera-se profundamente quando conhece o escritor Thomas Wolfe. Este filme é incrível, pois, não só nos mostra o trabalho por detrás da edição, como também revela o carácter de um dos escritores mais peculiares da história da literatura americana.
A minha última recomendação é um filme que já tens uns anitos e muitos se calhar já viram, mas não queria deixar de mencionar: Contado ninguém acredita. A premissa surrealista deste filme é simples, mas resulta numa comédia brilhante. Um dia, ao levantar-se de manhã, Harold Crick apercebe-se que não tem controlo sobre as suas acções, pois alguém está a narrar a sua vida. Ele apercebe-se que é, literalmente, uma personagem de um livro.
Gostaram das recomendações? Que filmes recomendariam para quem gosta de escrever?