4 dicas para aprender (ou melhorar o conhecimento de) uma língua
Dica nº 1: Alterar idioma dos gadgets (PC, tablet, telemóvel, etc.)
Querem aprender uma língua? Então têm de estar em contacto com ela. Uma forma de forçar esse contacto é alterar o idioma dos vários gadgets que possuam para a língua que querem aprender. Assim, vão precisar de entender o que está escrito para executarem determinadas funções.
Dica nº 2: Utilizar o Duolingo (ou outro site/app do género)
Já falei do Duolingo aqui no blog. É um site (também tem app) para aprender línguas. Existem várias lições e conforme vamos avançando conseguimos desbloquear as lições seguintes (progressivamente mais avançadas). A mim ajuda-me imenso em termos de vocabulário.
Dica nº3: Imersão na Cultura: Filmes, filmes e filmes
O contacto com a cultura da língua que querem aprender (ou aperfeiçoar) é sempre importante. O meu conselho é tentarem ver filmes com legendas na língua que querem aprender, se estiverem a ser falados nessa língua ao mesmo tempo durante o filme melhor. Por exemplo, eu tenho o DVD da Amélie em Francês com legendas em Francês também, caso me escape alguma coisa. Quando começarem a sentir-se mais à vontade podem retirar as legendas e tentar ver se já dominam completamente o idioma.
Dica nº4: Livros (dos infantis aos calhamaços)
Se estão a aprender Alemão há 3 semanas e querem já conseguir ler Goethe de trás para a frente vão ficar decepcionados. O truque é começar por livros infantis pois têm um vocabulário simples e frases curtas. Se os livros infantis não vos apelam podem sempre tentar ler versões abreviadas (encontram-se várias na net de livros em Inglês, Francês e Alemão, por exemplo) de livros maiores. Existem ainda as versões bilingues com texto lado a lado (ex: uma página em Português, outra em Inglês).
Acharam as dicas úteis? Digam-me que língua gostavam de aprender nos comentários!