Desafio Literário
Ao longo deste ano li alguns livros, no entanto, como em tudo, há coisas que nos marcam mais do que outras. Por isso, venho-vos falar do livro que mais gostei de ler em 2012.
Encontrei-o na Feira do Livro aqui da terrinha, estava coberto com uma fina camada de pó, mas tinha um preço amigável, e acima de tudo a capa era bonita. Sim já sei o que vão dizer, não se deve julgar um livro só pela capa, mas ela cativou-me e o título também - Doce Valentine.
Esta é a história de Valentine Roncalli, talentosa e determinada aprendiza da avó Teodora Angellini, na fábrica de sapatos de casamento Angeline Shoe Company. O trabalho de Valentine vai ser trazer esta velha empresa familiar para o século XXI e resgatá-la da ruína.
O mais interessante neste livro é que a protagonista não é quem estamos à espera. Não é a jovem de 20 anos loucamente apaixonada pela vida, não é a mãe atarefada que tem de conciliar a sua carreira com os filhos, não é a tia solteirona que passa o dia no sofá.
Valentine tem 33 anos, já teve um marido e um apartamento luxuoso mas de momento vive na casa da sua avó. Não tem pé de Cinderela ( ou como ela gosta de dizer "calço um delicado 40") mas tem uma enorme paixão por criar sapatos.
Esta obra é uma maravilhosa viagem a um mundo de amor, desafios e sonhos realizados.
O que me leva a recomendar Doce Valentine é o factor surpresa que encobre todo o livro, é aquele twist a meio que nos deixa completamente confusos, é a leitura leve com passagens profundas e comoventes, é aquele final agridoce: nem feliz, nem trágico.
Doce Valentine é tudo o que não estamos à espera. E acreditem, é algo de fantástico.
