Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Sweet Stuff

Neste blog fala-se sobre livros, viagens, ballet e muito mais.

Dom | 14.10.18

7 FILMES PARA O DIA MUNDIAL DO ESCRITOR | TVCINE

O Dia Mundial do Escritor celebrou-se ontem (13 de Outubro), mas não quis deixar de partilhar connvosco uma programação especial do TVCine que achei muito interessante. Alguns são filmes que já vi, outros ainda não, mas todos têm como premissa a vida de um escritor. Deixo abaixo a lista e um pequeno resumo de cada um.

classic-cookie-desk-1409696.jpg

 

Arthur Miller: Autor (2017)

Documentário realizado por Rebecca Miller (filha do escritor), segue a vida do pai recorrendo a entrevistas e outras gravações que ele fez ao longo dos anos. Arthur Miller foi um dramaturgo americano, casado com Marilyn Monroe, que ficou conhecido com obras como The Crucible e Morte de um Caixeiro Viajante

 

Manhattan (1979)

Um dos filmes mais emblemáticos de Woody Allen conta a história de um escritor de meia-idade divorciado e das suas peculiares relações amorosas. É Woody Allen, ou seja não é para toda a gente, mas não deixa de ser uma bela declaração de amor à cidade de Nova Iorque.

 

Descobrir Forrester (2000)

Este é um dos filmes desta lista de que nunca ouvi falar, mas parece-me interessante. Conta a história de um escritor completamente isolado do mundo que trava uma amizade com um jovem jogador de basquetebol. Pelo trailer fez-me lembrar os Amigos Improváveis.

 

A Vida de um Génio (2017)

AHHHHHH ESTE FILMEEE. Eu adoro o Salinger, adoro, adoro, adoro. Fico mesmo triste que tenha deixado de publicar, porque cada vez que o leio, lembro-me do quão maravilhosa é a sua escrita. Se vão ver só um filme da lista vejam este, ok? É sobre a vida de J.D. Salinger, autor do clássico americano The Catcher in The Rye (À Espera no Centeio em Portugal). 

 

Capote (2005)

É uma das interpretações mais emblemáticas de Philip Seymour Hoffman. Conta a história de como Truman Capote decidiu escrever A Sangue Frio - livro que relata a morte de uma família assassinada no Kansas - e a forma como conseguiu ganhar a confiança dos criminosos responsáveis pelo assassinato.

 

Goodbye Christopher Robin: A História de Winnie The Pooh (2017)

Outro desta lista que ainda não vi (tenho guardado nas gravações para mais tarde). Conta a história da relação entre A.A. Milne e o seu filho Cristopher Robin, que se revelou a inspiração para criar o urso mais adorado da literatura: Winnie the Pooh. Parece ser adorável e dramático q.b (e adoro o Domhnall Gleeson) portanto tem tudo para dar certo.

 

Pela Estrada Fora (2012)

É a adaptação cinematográfica do livro homónimo. Pela Estrada Fora é o clássico da beat generation que incitou milhares de jovens a percorrer a route 66 com os amigos ao lado, como se não houvesse amanhã. A história de inspiração autobiográfica conta as aventuras de Sal, Dean e Marylou e das pessoas que conhecem pelo caminho. 

 

Já viram algum destes filmes? Que filmes recomendariam para o Dia Mundial do Escritor?

(Para quem tiver interesse fiz um post semelhante há uns tempos que podem ler aqui). 

4 comentários

Comentar post