Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Sweet Stuff

Neste blog fala-se sobre livros, viagens, ballet e muito mais.

Seg | 20.05.19

COMO CURAR UMA RESSACA LITERÁRIA 😩 📚

Todos os leitores já sofreram ressacas literárias: aquelas fases chatas em que, pura e simplesmente não conseguimos ler. Inspirada pelo post da Inês, hoje partilho algumas dicas que vos podem ajudar a recuperar o gosto pela leitura.

 

1 - Aceitar que uma ressaca literária faz parte da vida de qualquer leitor

 

Todos nós temos períodos em que lemos menos. É normal. Não conseguir ler, quando a leitura representa uma grande parte da nossa identidade e é uma actividade que nos traz satisfação pode nos deixar incrivelmente frustrados. No entanto, é importante relembrar que faz parte e é apenas uma fase, não nos vamos sentir assim para sempre. 

stages of the reader.jpg

 

2 - Reler os nossos livros favoritos

 

Quando estamos com dificuldade em concentrar-nos num novo livro, não há nada melhor do que reler as nossas histórias favoritas. Podem ser livros que lemos na infância e adorámos, ou simplesmente livros que nos trazem conforto e nos fazem sentir bem. Para mim esses livros são a Alice no País das Maravilhas, o Principezinho, Harry Potter entre outros. 

DP700i223_670.jpg

 

3 - Se a pressão está na estante, ler um um livro emprestado 

 

Por vezes a nossa estante de livros por ler pode deixar-nos pressionados. Quando isto me acontece é normal ficar sem vontade de ler. Parece que qualquer livro em que pegue me deixa com sono e não me consigo concentrar em nenhum. A solução? Ler um livro emprestado, quer seja da biblioteca, ou de um amigo. 

girafa leitora.jpg

 

4 - Escolher livros curtos 

 

Por vezes os livros grandes podem ser desencorojadores e um motivo para deixarmos a leitura de lado. Se sentirem que é esse o caso, escolham livros mais curtos e que possam ler mais facilmente. Podem encontrar algumas sugestões aqui e aqui

bella reading.jpg

 

5 - Agendar 15 minutos do nosso dia para a leitura

 

Se o problema é falta de tempo, a cura é mais fácil do que parece. Tal como agendamos os nossos compromissos profissionais ao longo do dia e as nossas idas ao ginásio, para lermos mais podemos perfeitamente agendar um tempo para a leitura. Basta 15 minutos ao final do dia para começar a notar a diferença.

 

mulher a ler.jpg

 

Que dicas sugerem para curar uma ressaca literária? Partilhem nos comentários!

4 comentários

Comentar post