Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Sweet Stuff

Neste blog fala-se sobre livros, viagens, ballet e muito mais.

Qui | 12.03.20

LER OS CLÁSSICOS | RESUMO 1º TRIMESTRE 📚

frases-para-quem-ama-livros.png

 

Com o primeiro trimestre do ano a chegar ao fim trago-vos um resumo das leituras que fiz para o desafio Ler os Clássicos organizado pela Bárbara.

 

📖 Janeiro: um clássico publicado antes de 1800

A minha ideia inicial era ler As Metamorfoses de Ovídio, mas já na terceira semana do mês soube que não o ia conseguir terminar a tempo. Por sorte, tinha a subscrição do scribd e aproveitei para ler os Poemas e Fragmentos de Safo em ebook. Gostei imenso desta colectânea e é uma pena que muita da sua escrita não tenha chegado até nós, pois o pouco que chegou é, de facto, maravilhosamente belo. Recomendo a edição que li em Inglês com tradução e introdução de Josephine Balmer. 

 

📖 Fevereiro: um clássico russo

Fevereiro foi um mês caótico para mim e, por isso, não tive tempo para muitas leituras. Ainda assim continuei com a poesia e aventurei-me numa colectânea da autora russa Marina Tsvetayeva. Como disse no Goodreads na altura, não aprovo muito a opção de manter a rima, em vez de preservar o conteúdo. Esta opção torna-se ainda mais questionável no caso de poemas tão intensos e esmagadores como os de Tsvetayeva. De qualquer forma recomendo a leitura desta autora, mas talvez não nesta edição.

 

📖 Março: um clássico escrito por uma mulher

Para Março decidi atacar a minha TBR e pegar em algo da minha estante. A escolha óbvia foi uma prenda que recebi no ano passado: os Contos Completos de Beatrix Potter. Tendo em conta que cresci com estas histórias, escusado será dizer que entrar novamente neste universo foi um deleite. Continuo a guardar um carinho especial pela História do Alfaiate Velhote, que me traz memórias de Natais passados à frente da TV a ver a cassete VHS vezes sem conta. 

6 comentários

Comentar post