Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Sweet Stuff

Neste blog fala-se sobre livros, viagens, ballet e muito mais.

Qui | 24.09.20

LER OS CLÁSSICOS | RESUMO 3º TRIMESTRE 📚

photo-1440778303588-435521a205bc.jpg

Com Setembro a chegar ao fim, trago-vos o resumo das leituras que fiz para o desafio Ler os Clássicos da Bárbara, durante este trimestre.

 

📖 Julho: um clássico asiático ou africano

Em Julho li o conto Sultana's Dream. Uma utopia feminista em que se imagina uma sociedade em que os homens são obrigados a ficar confinados em casa, dedicando-se às tarefas domésticas, enquanto as mulheres desempenham um papel activo na sociedade. É agridoce ler este conto, publicado em 1905, pois pensamos em quanto é que ainda precisa de mudar. Ainda assim, uma leitura muito interessante que recomendo.

 

📖 Agosto: um clássico do século XIX (publicado entre 1800 e 1899)

O plano era ler Verne, mas com os livros empacotados, dediquei-me ao audiolivro do Stories for All Ages de Oscar Wilde narrado pelo maravilhoso Stephen Fry. Ainda que sejam maioritariamente contos para crianças, a ideia de classe e preconceito está sempre presente em Wilde. Gostei mais de uns que de outros, mas no geral uma colectânea bonita e agradável de ler. 

 

📖 Setembro: um clássico de não-ficção

Para Setembro li, juntamente com a Queirosiana, o Ten Days in a Mad-House de Nellie Bly. A primeira parte do livro narra como a jornalista Nellie Bly se consegue infiltrar num manicómio para relatar as práticas horríveis que administram aos pacientes. É um relato arrepiante, mas que nos deixa esperançosos com aquilo que Nellie alcançou ao expor uma realidade que muitos preferiam fingir não existir.

 

E vocês, o que leram este Verão? :)

Comentar:

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.