Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Sweet Stuff

livros, música e desabafos vários.

Qua | 06.01.21

OS LIVROS QUE SALVARAM O MEU 2020 📖

(a lista dos favoritos)

Olá e bom ano! Hoje trago um post que já se tornou habitual aqui no blog: a lista anual das minhas leituras preferidas. Escusado será dizer que 2020 foi diferente para todos e isso reflectiu-se também nas leituras. Houve quem lesse muito mais, outros menos. Eu li praticamente o mesmo. Dos 77 livros (parece muito comparado aos 62 de 2019, mas são apenas mais 200 páginas) que me acompanharam em 2020, estes foram os meus favoritos. Vamos à lista!

original.jpg

 

Birds, Art, Life, Death, Kyo Maclear

No início de Fevereiro, num mundo ainda pré-isolamento, ouvi este audiolivro maravilhoso. É um livro de memórias e reflexões sobre uma autora e ilustradora que procura na natureza a resposta para o seu bloqueio criativo e como lidar com a hospitalização do pai. Um pequeno livrinho inspirador, cheio de frases bonitas,

 

Contos Completos, Beatrix Potter

Um livro que me aqueceu o coração durante a quarentena. Adorei reencontrar estas histórias que me lembram a minha infância nesta edição tão cuidada e bonita da PIM. Uma jóia de livro. 

 

A Sociedade Literária da Tarte de Casca de Batata, Mary Ann Shaffer

Algures em Abril (ainda confinada portanto), fui à procura de mais livros fofinhos e acabei por escolher este ebook no scribd. Já tinha visto o filme e sabia que, provavelmente, ia gostar do livro, mas não estava à espera que fosse tão bom. Romances epistolares passados em ilhas britânicas que incluem personagens bibliófilas são tãaao a minha praia. 

 

Mulheres Viajantes, Sónia Serrano

Algures em Maio (ou terá sido Abril?) aproveitei uma promoção da Tinta da China para adquirir este livro que já andava curiosa para ler há algum tempo e, surprise surprise, adorei. Pode parecer deprimente ler relatos de viagens num ano em que praticamente não saímos de casa, mas para mim foi muitíssimo inspirador conhecer as histórias destas mulheres. Foi mesmo como viajar, sem sair do lugar.

 

Portuguesas com M Grande, Lúcia Vicente

Uma das maiores alegrias que 2020 me trouxe foi ter conseguido fazer a minha visitinha anual à Feira do Livro de Lisboa. Na feira comprei este livro que estava na minha wishlist há imenso tempo e escusado será dizer que adorei. Ainda que dirigido a um público mais infantil, não é de todo redutor para adultos e as ilustrações são maravilhosas. 

 

O Ano da Morte de Ricardo Reis, José Saramago

Continuando a tradição de ler um Saramago por ano, peguei neste que andava a ganhar pó na estante há que tempos. Como disse, na altura, no Goodreads, pressenti que se tornaria um dos meus favoritos do autor e foi mesmo isso que aconteceu. Demorei um mês a lê-lo, mas isso já é o  meu habitual com Saramago: tenho de ter tempo para digerir e ir marcando as frases bonitas com post-its.

 

Rebecca, Daphne du Maurier

Em Outubro escolhi o Rebecca para o desafio do Ler os Clássicos da Bárbara. A princípio estava mais inclinada para o My Cousin Rachel, porque tinha visto o filme há uns anos e gostado, mas acabei por me ficar pelo Rebecca pela conveniência de ser em audiolivro, em vez de ebook. E que bela surpresa, esta! As personagens são chatinhas, é certo, mas a atmosfera, a escrita, a casa que em si mesma é personagem e o fim compensam tanto. Um verdadeiro page turner que devorei num dia, muito muito bom.

 

Ayoade on Top, Richard Ayoade

Ouvi falar sobre este livro através de um vídeo do Graham Norton Show e a sua premissa bizarra intrigou-me. Em Ayoade on Top, o humorista britânico Richard Ayoade intercala o que é suposto ser uma análise séria à comédia romântica View from the Top, com algumas reflexões sobre a sua infância no Reino Unido. Este não é de forma alguma um livro que toda a gente vá gostar, mas se conhecem Richard Ayoade e apreciam o seu humor, vão por mim, isto é de chorar a rir e o antídoto para qualquer dia mau. 

 

E por aí, que livros vos marcaram em 2020? 😊

9 comentários

Comentar post