Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Sweet Stuff

livros, música e desabafos vários.

Sex | 06.01.23

OS MELHORES LIVROS DE 2022 📖

(a lista dos favoritos do ano)

Olá, bom ano! Hoje trago a lista dos livros que mais gostei de ler em 2022. De acordo com o Goodreads li um total de 16,015 páginas. Apenas doze páginas a menos do que em 2021. No geral, o balanço deste ano é positivo. Descobri novos favoritos, consegui cumprir o meu objectivo de ler mais da estante e também fiz algumas releituras. Sem ordem de preferência, eis os livros que mais gostei de ler em 2022.

 

via weheartit

 

The Jane Austen Society, Natalie Jenner

Ouvi este audiolivro em Março enquanto organizava a casa e foi a companhia perfeita para uma tarde de arrumações. Uma das personagens lembra-me muito a Queenie dos Monstros Fantásticos. É um livro para leitores. Fez-me sentir que estava entre amigos e que podia falar com as personagens sobre tudo.

 

Autobiografia Não Autorizada, Dulce Maria Cardoso

Ao fazer esta lista apercebi-me que este livro é capaz de ser aquele que mais anotei com post-its, este ano. É um conjunto de crónicas autobiográficas de Dulce Maria Cardoso. Intercalam-se relatos de memórias de infância com desabafos sobre a pandemia e dores de escritora. Foi a minha estreia com a Dulce e fiquei muitíssimo bem impressionada. 

 

A Mecânica da Ficção, James Wood

Aqui está um livro de que ainda não tinha falado no blog. A Mecânica da Ficção é um ensaio sobre a anatomia do romance. Ao longo destas páginas, Wood explora em que consiste o romance moderno e como podemos distinguir uma obra literária medíocre de uma bem conseguida. Não esperem um manual para aprender a escrever, mas sim um livro que deleita qualquer um que se interesse por literatura. 

 

Não é só sangue, Patrícia Lemos

Outro que não cheguei a referir no blog. Não é só sangue devia ser leitura obrigatória na escola. Nesta conversa sobre saúde menstrual, a autora revela-nos que o ciclo menstrual é provavelmente muito diferente daquilo que pensamos. Fiquei estupefacta com a quantidade de desinformação que é passada por profissionais de saúde acerca deste assunto, algo que afecta directamente a vida de todas as pessoas que menstruam. 

 

Tudo pode ser roubado, Giovana Madalosso

Este lançamento da Tinta da China foi uma das melhores surpresas de 2022. Fui sem expectativas, porque nunca tinha lido nada da autora e uau, que livraço. Em Setembro, descrevi-o desta forma: "Um enredo simples, mas uma mensagem profunda. Daqueles livros que lemos rápido, mas ficam a pairar na nossa cabeça algum tempo depois da leitura."

 

The Opposite of Butterfly Hunting, Evanna Lynch

Das coisas mais bonitas e profundas que li este ano. The Opposite of Butterfly Hunting é um livro de memórias em que Evanna Lynch (que interpretou a personagem Luna Lovegood nos filmes da saga Harry Potter) detalha a sua jornada de crescimento e aceitação própria enquanto lida com um distúrbio alimentar. Há cenas muito duras de ler, mas é um livro importante e maravilhosamente bem escrito.

 

Talvez Devesses falar com Alguém, Lori Gottlieb

Nesta obra de não-ficção acompanhamos a jornada de Lori, uma terapeuta norte-americana que se encontra num momento emocionalmente difícil da sua vida, a par das jornadas dos seus pacientes. O melhor deste livro é percebermos o quão universais são os dilemas humanos. De facto, todos querermos amar e ser amados, temos medo da morte em algum ponto da nossa vida e provavelmente já nos auto-sabotámos sem saber.

 

Marilyn: Uma Biografia, María Hesse

Não é surpresa para ninguém aqui que adoro o trabalho da autora e ilustradora María Hesse. No Natal, recebi esta biografia que estava na minha lista de desejos desde 2021 e devorei-a num ápice. Como o título indica esta não é a  biografia definitiva de Marilyn, mas sim uma proposta de retrato da vida desta mulher. Admiro muito a sensibilidade com que Hesse abordou as tragédias que acompanharam o percurso de Marilyn e fiquei cheia de vontade de rever os filmes dela.

 

E por aí, que livros vos marcaram em 2022? 😊

6 comentários

Comentar post