Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Sweet Stuff

Neste blog fala-se sobre livros, viagens, ballet e muito mais.

Sex | 15.02.19

PERSUASÃO | JANE AUSTEN

You pierce my soul. I am half agony, half hope...I have loved none but you.”

janeausten1.jpg

 

 

#ReadtheYear Fevereiro: Uma história de amor obsessivo.

 

O livro escolhido para o mês de fevereiro do projecto #ReadtheYear foi o Persuasão da Jane Austen. O mote era ler uma história de amor obsessivo. Eu fiz batota e li uma história de amor, que, não sendo obsessivo é mais de amor não correspondido.

 

No último romance de Jane Austen acompanhamos a vida de Anne Elliot uma jovem de 27 anos que nos lembra um pouco a Cinderela. A sua irmã Elizabeth e o seu pai ignoram por completo a principal razão para a sua infelicidade e usam e abusam da pobre Anne para desabafarem sobre os seus dramas supérfluos.

 

A infelicidade de Anne provém de um acontecimento passado oito anos antes, altura em que esteve prometida ao capitão Frederick Wentworth, mas o noivado foi rompido abruptamente por parte dela. O enredo da história gira, assim, à volta do arrependimento de Anne em relação a este amor perdido.

 

Não sendo a obra mais famosa da autora, Persuasão tem todos os ingredientes que mais aprecio em Jane Austen: romance, ironia e crítica social. É uma leitura lenta ao início, mas que acaba por nos prender e ficamos curiosos por saber como vai terminar.

 

Jane Austen consegue proporcionar-nos momentos de leitura muito divertidos ao mostrar o ridículo que são as distinções de classe da altura, demonstrando, em simultâneo, os julgamentos a que as mulheres estavam sujeitas à época.

 

Gostei muito desta leitura e recomendo a quem é fã da autora. Em breve irei anunciar o livro que escolhi para o desafio do mês de Março, por isso fiquem atentos! Para acompanharem as minhas leituras sigam-me pelo Goodreads.

 

Se também aderirem ao desafio utilizem a tag #readtheyear para eu ver os vossos posts.

Boas leituras! 📚

4 comentários

Comentar post