Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Sweet Stuff

Neste blog fala-se sobre livros, viagens, ballet e muito mais.

Sex | 21.06.19

PORQUE ACREDITO EM DOAR DINHEIRO À WIKIPÉDIA

Imagine a world in which every single person on the planet is given free access to the sum of all human knowledge. That's what we're doing."

large.jpg

 

No outro dia alguém me falava sobre a chatice que é entrar na wikipédia e ler as mensagens de apelo para doações. Aquelas que começam assim: A todos os nossos leitores de Portugal...

Vi-me forçada a admitir que doo frequentemente dinheiro à wikipédia e não vejo nada de errado com isso. Como sei que há muitas pessoas que consideram estas doações um esquema qualquer enganoso, decidi escrever um post em que listo as razões pelas quais acredito em doar dinheiro a esta plataforma. 

 

1. Porque conheci a era pré-wikipédia (ou pré internet)

É preciso viajar atrás no tempo para me lembrar do que eram os trabalhos de pesquisa há uns anos. Consultar volumes de várias enciclopédias e dezenas de livros para encontrar uma pequena informação. Hoje em dia (principalmente no campo das Humanidades) essa informação está facilmente disponível online. Muitas das coisas que antes estariam espalhadas em vários livros estão hoje na wikipédia. 

 

2. Porque acredito na acessibilidade do conhecimento

Chamem-me de sonhadora, mas acredito no dia em que o conhecimento não estará nas mãos de uma elite. Acredito que um dia todos poderão ter acesso ao conhecimento, mesmo não tendo os meios para frequentarem uma universidade. Eu acho que a wikipédia é o início deste ambicioso projecto. Uma plataforma que fornece gratuitamente conhecimento a milhões de pessoas em todo o mundo. 

 

3. Porque utilizo a wikipédia diariamente

Pagamos ginásio, spotify, netflix e ficamos espantados quando vemos apelos da wikipédia para doações. Não sei quanto a vocês, mas eu utilizo a wikipédia todos os dias. É uma plataforma essencial para o meu trabalho e o ponto de partida para qualquer outra pesquisa mais aprofundada de um determinado tema. Se estamos dispostos a pagar outros serviços, porque não consideramos contribuir para o funcionamento de um site tão rico como este?

 

Conclusão...

É certo que a wikipédia não é uma plataforma perfeita (e ainda há muito por onde melhorar), mas se a utilizam com frequência e gostam de entrar num site que não vos bombardeia com anúncios, talvez seja boa ideia contribuir com uma doação. 

 

* Eu sei que parece, mas não, este post não é patrocinado. Precisava só de desabafar sobre este assunto. 

7 comentários

Comentar post