Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Sweet Stuff

livros, música e desabafos vários.

Dom | 27.08.17

Sense and Sensibility de Jane Austen

Um dos objectivos literários deste ano foi cumprido, li Jane Austen pela primeira vez!

 

Esta é a história de duas irmãs. Elinor, o Bom Senso e Marianne, a Sensibilidade. Cada uma delas se apaixona e a obra segue a forma como as duas reagem às suas paixões amorosas de forma distinta.

 

A crítica que Austen faz à hiper-sensibilidade de Marianne é já conhecida de de muitos. Porém, a prudência em excesso, representada pela figura de Elinor é também alvo de crítica da autora.  Gostei da maneira como Austen descreve as falhas de comunicação entre as personagens que surgem, a meu ver, das normas de politesse da sociedade da época. Estas estruturas rígidas de comportamento levam, muitas vezes, a conjecturas e conspirações longínquas da realidade.  

 

 A obra conclui com uma mensagem de equilíbrio entre as duas partes. Nem só sensibilidade, nem só bom senso. Apesar de, ter gostado deste meu primeiro contacto com Austen, senti falta daquele sarcasmo e ironia típicos dos romances de século XIX que retratam as classes mais abastadas Ainda assim, quero continuar a ler mais da autora e provavelmente continuarei a ler por ordem de publicação.

 

Qual o vosso livro preferido de Jane Austen? Já leram Sensibilidade e Bom Senso?

2 comentários

Comentar post