TAG DOS 50% (2019) 📖
Estamos oficialmente a meio do ano! *pequena pausa para entrar em pânico* 😨
Por isso, à semelhança do ano passado, trago uma tag que nos convida a fazer um balanço literário do primeiro semestre de 2019.
1- O melhor livro que leste até agora, em 2019.
É difícil escolher só um, porque já li vários de que gostei muito. Terei de ser um pouco óbvia e escolher o Educated de Tara Westover. É uma história tão inspiradora.
2- A melhor continuação que leste até agora, em 2019.
História do Novo Nome, o segundo volume da tetralogia da Elena Ferrante. Foi o primeiro livro que li em 2019 e adorei. Agora só me falta mesmo ler o último (que comprei na Feira do Livro).
3- Algum lançamento do primeiro semestre que ainda não leste, mas queres muito.
Gostava de ler A Nova Gramática do Latim de Frederico Lourenço, mas tão cedo não a compro que ainda está a um preço muito elevado (para a minha carteira, pelo menos).
4- O livro mais aguardado do segundo semestre.
Não sou de acompanhar lançamentos, portanto nenhum.
5- O livro que mais te decepcionou este ano.
Humm preparem-se para uma opinião impopular: A Verdade sobre o Caso Harry Quebert. O livro começou bem, mas depois tornou-se super cliché e ridículo. Tinha grandes expectativas, porque a maioria das pessoas adora este autor, mas este livro irritou-me imenso.
6- O livro que mais te surpreendeu este ano.
A Elegância do Ouriço da Muriel Barbery. Foi o livro certo lido na altura certa e assentou-me que nem uma luva. Gostei imenso da escrita e da história, simples, mas tão bonita.
7- Novo autor favorito (que lançou o seu primeiro livro este semestre ou que conheceste recentemente).
Vou ser repetitiva e dizer a Muriel Barbery, que li pela primeira vez este ano. Também gostei muito de conhecer a escrita da Nicole Krauss.
8- A tua paixoneta mais recente por uma personagem fictícia.
Não tenho.
9- A tua personagem favorita mais recente.
A Renée da Elegância do Ouriço.
10- Um livro que te fez chorar neste primeiro semestre.
O único que *quase* me fez chorar foi A Elegância do Ouriço. Ainda não tive um daqueles ataques de choro violentos este ano.
11- Um livro que te deixou feliz neste primeiro semestre.
Harry Potter e a Pedra Filosofal. Foi óptimo voltar a Hogwarts e sentir um pouco da magia deste universo.
12- Melhor adaptação cinematográfica de um livro que assististe até agora, em 2019.
Vi o Mary Shelley com a Elle Fanning e gostei imenso. Acho que demonstra bem o que esta autora passou para conseguir publicar a sua obra mais conhecida: Frankenstein.
13- A tua opinião favorita desse primeiro semestre (escrita ou em vídeo).
Mais uma vez poderia enumerar imensa coisa, mas o que me vem à cabeça é a review da Bárbara do Vincent. Fiquei com imensa vontade de comprar o livro.
14- O livro mais bonito que compraste ou recebeste este ano.
O The Bear and the Nightingale da Katherine Arden!!! A edição que eu queria voltou a estar em stock e eu não hesitei em comprar. A capa é assim para o maravilhosa, como podem confirmar aqui.
15- Que livros precisas ou queres muito ler até ao final do ano?
Quero imenso ler A História da Menina Perdida da Elena Ferrante, que é o único que me falta para terminar a tetralogia da Elena Ferrante. Também quero atacar alguns livros grandes que estão na minha estante há algum tempo como as Metamorfoses de Ovídio. Além disso, tenciono ler pelo menos um Saramago dos que tenho em casa.
E vocês, como têm sido as leituras do vosso 2019, até agora?