Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Sweet Stuff

livros, música e desabafos vários.

Qua | 07.09.22

TAG DOS 50% (2022) 📖

os melhores e piores livros que li até agora

Já se tornou tradição no blog fazer esta tag e este ano, apesar do atraso, não podia falhar. Eis os piores e melhores livros que li até agora em 2022. 

 

 

1- O melhor livro que leste até agora, em 2022.

O primeiro livro de que me lembrei (e o único a que dei 5 estrelas até agora) foi um que li pela segunda vez: A Room of One's Own da Virginia Woolf. Talvez por ter sido em audiolivro, talvez por ter passado algum tempo desde a primeira leitura, tive um opinião muito mais positiva desta vez. Adorei cada frase.

 

2- Algum lançamento do primeiro semestre que ainda não leste, mas queres muito.

O Perfume das Flores à Noite de Leïla Slimani.

 

3- O livro mais aguardado do segundo semestre.

Não diria aguardado, porque não conheço a escrita do autor, mas tenho Os Perigos do Imperador de Ruy Castro para ler.

 

4- O livro que mais te decepcionou este ano.

Vamos falar sobre o I Capture the Castle? Livro incrível para primeiro romance, mas o último terço da história foi uma desgraça. Ficou muito confuso e estranho e já não queria saber daquelas personagens para nada. A primeira parte cinco estrelas, mas depois descarrilou. Ah e o Stephen merecia melhor. #JusticeforStephen.

 

5- O livro que mais te surpreendeu este ano.

Já tive algumas leituras surpreendentes este ano. Uma delas foi Tudo pode ser roubado de Giovana Madalosso. Um enredo simples, mas uma mensagem profunda. Daqueles livros que lemos rápido, mas ficam a pairar na nossa cabeça algum tempo depois da leitura. 


6- Novo autor favorito (que lançou o seu primeiro livro este semestre ou que conheceste recentemente).

Quero adoptar a Dulce Maria Cardoso, pode ser? Estreei-me este ano na escrita da Dulce com Autobiografia Não Autorizada (crónicas) e depois li o seu romance mais aclamado: O Retorno. Fiquei muitíssimo bem impressionada e quero ler mais livros dela. 

 

7- A tua personagem favorita mais recente.

Gosto de personagens secundárias que trazem humor a uma história mais sombria, por isso adorei o Kofi do livro The Girl with the Louding Voice.

 

8- Um livro que te fez chorar neste primeiro semestre.

O segundo volume de Heartstopper fez-me chorar. Este conjunto de livros é tão fofinho e adorável e querido e tudoetudoetudo.

 

9- Um livro que te deixou feliz neste primeiro semestre.

The Jane Austen Society de Natalie Jenner. Sabem aquela sensação de ler um livro e sentir que as personagens são amigas íntimas com as quais podem falar sobre tudo? Foi o que senti ao ler este livro. É uma história bonita e muito bem escrita. 


10- Melhor adaptação cinematográfica de um livro que assististe até agora, em 2022.

Vi My Salinger Year com a maravilhosa Margaret Qualley e fiquei embevecida. É tão ternurento e bonito e real. Uma adaptação do livro homónimo de Joana Rakoff. 

 

11- A tua opinião favorita deste primeiro semestre (escrita ou em vídeo).

Gostei muito da opinião da Inês sobre o livro Heimat e como reviews negativas são muitas vezes as mais divertidas de ler também gostei desta da Rita. 

 

12- O livro mais bonito que compraste ou recebeste este ano.

Três livros da colecção Romances Eternos da RBA vieram parar à minha estante este ano e são lindos lindos lindos.

 

13- Que livros precisas ou queres muito ler até ao final do ano?

Motivada pela proposta do clube de leitura Heróides quero começar a ler o primeiro livro d'O Senhor dos Anéis. Também gostava de ler mais um Júlio Verne da estante e pegar no Mulheres Que Correm com os Lobos, mas tudo a seu tempo. 

E vocês, como têm sido as leituras do vosso 2022, até agora?

6 comentários

Comentar post