Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Sweet Stuff

livros, música e desabafos vários.

Dom | 01.01.17

Tag Livresca | By the Book

E aqui estou para responder a uma tag literária que me foi passada pela querida the book keeper. (Se ainda não conhecem o blog dela cooorram a visitar, é super giro.) Vamos às respostas!

 

1. Qual o livro que está na tua mesa de cabeceira?

De momento ainda não comecei nenhum livro novo, vou antes retomar o Livro do Desassossego que deixei em stand-by durante uns meses e de que estou a gostar imenso.

 

Resultado de imagem para livro do desassossego

 

2. Qual foi o último livro realmente bom que leste?

Felizmente 2016 foi um ano de muito boas leituras! Diria que o último livro que li e gostei imenso foi o The Lady and the Unicorn da Tracy Chevalier. Adoro a escrita da autora que já me tinha conquistado com o Girl with the Pearl Earring.

 

7736065

 

3. Se pudesses encontrar qualquer escritor, vivo ou morto, quem seria? O que lhe perguntarias?

É inevitável não referir o meu querido Saramago. Falaríamos de política, da vida e da morte. E eu perguntar-lhe-ia de onde surgiu tamanha inspiração para criar personagens tão memoráveis.

 

4. Qual livro ficaríamos surpresos de encontrar na tua estante?

Talvez ficassem surpreendidos em ver livros de não-ficção como A Física do Impossível do Michio Kaku. A verdade é que raramente leio não-ficção, mas gosto muito de livros sobre História e Ciência. Outro que tenho na minha estante e tenciono ler este ano é O Declínio da Idade Média.

 

zoom

 

5. Como organizas a tua biblioteca pessoal?

Humm basicamente o único critério é: colocar os livros onde eles couberem. Chegou a um ponto em que a minha estante do quarto está mesmo a transbordar de livros, por isso tive de optar pelo método "tetris livresco" que consiste em empilhar livros onde conseguirmos arranjar espaço. Ainda assim, deixo os meus clássicos todos juntos e os autores portugueses também. 

 

6. Que livro já "deverias ter lido"?

Tantoooos. Uma das minhas maiores vergonhas é nunca ter lido Jane Austen. (Vou colmatar este erro em 2017 que agora já tenho o Sense and Sensibility na minha estante). Das irmãs Brontë quero ler Jane Eyre há séculos!

 

 

7. Um livro que te desapontou e que é sobrevalorizado / Um livro que todos dizem ser a tua cara, mas que não gostaste / Último livro abandonado

Este livro desapontou-me porque as expectativas que tinha para este clássico eram altíssimas. Toda a gente dizia que era espectacular e isto e aquilo. Gostei, principalmente do fim e acabei por lhe dar 3 estrelas. Sinceramente, acho que é um livro importante de se ler, só não foi aquela maravilha de que eu estava à espera.

 

 

8. Que tipo de histórias chamam a tua atenção? De que tipo de histórias manténs a distância?

Para ser sincera não tenho propriamente um género de livros de que goste acima de todos os outros. Gosto de vários tipos de histórias. Desde os romances lamechas às distopias políticas passando pelos dramas familiares dos clássicos da literatura. Já percebi que gosto de personagens complexas e de uma boa dose de sarcasmo. Não me atraem muito livros de terror.

 

9. Se pudesses indicar um livro para o Presidente, qual seria?

Esta pergunta é qualquer coisa. Talvez indicasse o Cemitério de Pianos do José Luís Peixoto por ser, de uma forma que não consigo explicar, uma história tão nossa, tão portuguesa.

 

 

10. Que livros pretendes ler em breve?

Para já o desafio é terminar o Livro do Desassossego do querido Pessoa. Depois tenciono aventurar-me pelo calhamaço que é o Jonathan Strange & o Sr. Norrell da Susanna Clarke.

 

Passo a tag à Just, Ritalostdreams, Cláudia e todos aqueles que queiram responder!

6 comentários

Comentar post